Ford tem patente de projetor integrado a porta-mala de SUV

August 30, 2019

A Ford patenteou nos Estados Unidos um curioso sistema de projetor integrado à tampa traseira de um SUV. As patentes são de 2017 e descrevem o sistema que pode ser usado tanto para projetar filmes ou programas de TV num telão, quanto para iluminar uma área maior atrás do carro. O equipamento da patente funcionaria com a tampa traseira aberta, já que é instalado na base da peça.

Por enquanto, nenhum modelo da Ford apareceu com o sistema. O item, um tanto inusitado, teria utilidade, embora seja difícil conceber um uso tão diverso para modelos que ocupam ambientes cada vez mais urbanos. Nas imagens da patente, conseguidas pelo portal The Drive, o projetor aparece na traseira de um Ford Escape da geração anterior.

Ainda que a proposta de uso seja interessante, a patente não descreve como o projetor seria alimentado. Por ser um equipamento de alto consumo de energia, poderia acabar com a carga da bateria do carro rapidamente.

Patente não define lançamento

Segundo a Ford americana, o registro de patentes nem sempre significa que o item será colocado em produção. Entretanto, assegura os direitos sobre a invenção caso alguma outra empresa queira desenvolver algo parecido.