Propriedade Intelectual e suas várias facetas


Considere as seguintes situações: uma cantora criou uma música, um jogador de futebol criou uma marca com seu nome, uma médica inventou uma prótese e uma professora criou um material didático original, o que todas essas pessoas têm em comum?

A resposta é simples: a criação intelectual protegida pela Propriedade Intelectual, seja pelos Direitos Autorais ou pela Propriedade Industrial (marcas ou patentes) e, embora estejam submetidos a institutos jurídicos específicos, toda essas criações são tuteladas e há desdobramentos morais e econômicos.

Os exemplos acima são interessantes para ratificar que a Propriedade Intelectual tangencia a vida de todos nós, seja para quem cria ou para quem consume obras intelectuais ou invenções, para que as relações sejam pautadas pela segurança jurídica, transparência e ética.

No entanto, para uma gestão eficaz de Propriedade Intelectual, o ideal é que seja realizada previa e concomitantemente a qualquer divulgação ou exploração econômica da obra, porque para cada criação ou invenção será necessária uma proteção específica, submetida a legislações e estratégias peculiares.

Por fim, a orientação é sempre buscar um especialista em Propriedade Intelectual, uma vez que se trata de área muito técnica e, por conseguinte, com uma série de especificidades jurídicas que devem ser observadas, sob risco de causar prejuízo concreto ao criador.

Por esta razão, a Braga & Associados é o local correto e o cliente receberá a orientação especializada e adequada a sua criação.

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 by Braga & Associados created by Kurupira Design

Rua Machado de Assis, 137 - 1º andar

Tel: 11 5572-2000

  • White Facebook Icon